06 julho 2009

Arebaba!

Não assisto muita televisão. Na verdade, já houve a época em que eu passava 24 horas vendo tv, eu até comia em frente a ela; só que as únicas coisas que eu assistia era desenho animado. O que não muda o fato de os desenhos terem me influenciado. "Bob Esponja" me fazia querer viver no fundo do mar. "Corrida Maluca" me dava vontade de ter um carro super legal e sair dirigindo por aí. "Tom e Jerry", me fazia, é claro, querer ter um gato e um hamster. E o melhor desenho de todos, "Três Espiãs Demais" me fazia acreditar que eu era uma espiã, mas que minha mãe não queria me contar a verdade, pois não queria que eu saisse pelo mundo a fora. OK, algumas pessoas podem estar pensando "- É claro que você era influenciada quando criança, porque afinal, você era uma criança e não sabia de nada da vida!". É? Então, porque várias pessoas, que não são mais crianças, andam falando coisas indianas, tipo Arebaba? Por que na época de O Clone as meninas se fantasiavam de "Jade", enquanto as mais velhas entravam para dança do ventre? Engraçado isso, né.. Todos sabemos o quanto a mídia influencia, e nem ao menos precisa-se ser mente fraca para seguir a mídia, basta apenas, ser humano, que aí querendo ou não, você acaba entrando na moda (generalizando um pouco, é claro).
O fato é que a mídia influencia em tudo, nas roupas, cores, idiomas, brincadeiras e até penteados. Mas, porque então não influenciam em coisas boas? Já reparou como a idéia de que estudar é gostoso, não é passada na mídia? Só a de que estudar é chato. Para termos uma exemplificação disto, é só lembrar de "Malhação": os alunos estudam? Qual a porcentagem do tempo da novela eles estão em sala de aula? Inconscientemente, este exemplo é passado, e também o do cabelo liso ditado pelas atrizes globais e norte-americanas, novamente negando ás origens brasileiras.
Por isso, como a MTV diz (oi, influência!), desligue a televisão e vá ler um livro, já!

22 comentários:

Camilla disse...

Nossa, eu nunca gostei de Bob Esponja, acho chato pra caramba.
Três Espiãs Demais passa agora e eu já tô velhinha pra ver hahaha

Mas concordo plenamente com você, o politicamente correto não passa mais na TV há muito tempo. Só não acho errado as pessoas falarem "Arebaba" ou usarem a pulseirinha da Jade. Enquanto é superficial assim, tá beleza.

Beijos

Yasmin disse...

Concordo em gênero, número e garu, falou tudo. Tem muita gente julgando os outros sendo que eles mesmos são os mestres em ditar tudo que a tv passa.
:)

http://yas.carly.zip.net/

narinhahoffmann disse...

Sim, quando criança, nosso cérebro é uma esponja e tudo que ela ver quer ter e imitar.
Mas é só estar na tv, numa revista ou até na internet e todos querem ter também, porque sabe que aquilo vai virar moda e você vai ficar (ou não) com uma boa imagem por estar na "moda".
O que eu assisto na tv é apenas seriados, já cansei de ficar na frente dela o dia todo.

bjs (:

'Ariane .( lla Belle )' disse...

Eu gostava muito de desenho antes, agora quando assisto, é Anime, ou Liga da Jusitça, algo assim, e gosto de seriados, só que odeio novela é pura chatice --'.

--'

Beijos

POSTEEE MUITO BOM *-*

isabella M. disse...

eu adooraava três espiãs demais,e nessas ferias chatas, depois de devorar todos os livros que eu tenho,estou viciadona (modo de dizer é claro :D) em CSI e House UHAUHUASSHAUH. Adeus desenhos animados.

Deni Maciel disse...

hehehe a mtv é demagoga demais..
eles pedem pra q se leia um livro mas se quiser deixar a tv ligada na mtv enquanto isso..
aisoiasjioasjioaja

mas as "manias" q vem da tv são estranhas mesmo..
desde moda e aparencia até...carater e etc...

malahção perdeu a graça.
igual bbb
aushiaushauishuas..
reality shows escrotos.
prefiro ver canção nova e programa inteligentes ou humorados demais..


enfim..
parabens pelo blog...
espero retornar mais vezes.
ótima semana!...
eo
www.bocadekabide.blogspot.com
tá atualizadim
passe lá quando puderes =]

Natie disse...

hahha... Adorei seu texto... É verdade... Minha tia na época de O Clone comprou vários acessórios a la Jade e todas as meninas do colegio tinham as pulseiras... Inconsciente ou conscientemente somos influenciados. Até eu q vejo Caminho das Indias me pego de vez em qdo falando Arebaba... haha... E gostei do exemplo da Malhação. O q menos se mostra na escola são as aulas.
Beijooos!

Victória disse...

Aqui na minha casa é um exemplo de que a midia influencia mto: Minha tia. Tudo pra ela agora é 'Arebaba', o 'tchai', as 'lamparinas do juizo', 'firangue estranjeira'...
Adorei o texto, amr *--*'

♥Anny♥ disse...

Poxa, eu nem sei do que vc tah falando....mas pelo jeito deve ser da novela das oito!
eu nem assisto, há muito tempo meesmo eu não assisto novela e nem sinto falta, só tem meerda!
E é verdade que as coisas que passam na TV influenciam a gente sim, porqe se não ninguém tinha ídolos e etc. O negócio é aqueela coisa, vc julgar os outros sempre é mais fácil do que vc se julgar e ver se não está faazendo a mesma coisa!


texto maravis!
bjim e se cuida!
Fica com Deus!!
=*

Cadinho RoCo disse...

A televisão é veículo poderoso demais e poderia sim contribuir em muito para formação de milhões de pessoas. Mas, infelizmente, há muito interesse em jogo que não está nem aí para questões mais relevantes.
Cadinho RoCoi

Analisada disse...

Não gosto de televisão e limito-me assistir filme e jornais apenas.Prefiro os livros são mais construtivos do que manipuladores.

Luh Andrade disse...

hehe, gosto de fazer as duas coisas: ler e assistir TV.
mas naoo deixo Camihno da Indias, naooo!

Aléxsia disse...

Vou te mandar pelo msn o e-mail e a senha do papodedonzelas (:
Vi lá no blog qe vcê esqueceu.
A mídia influencia sim e muuuito.
Beeijo :*

Lully disse...

ahh sei lá acho que só se influencia quem deixa e quer ser influenciado.
eu tbm sou a favor do desligue a televisão e vá ler um livro!
é mil vezes melhor.

beeijos;*

Yaas disse...

a mais pura verdade. tem tanta gente por ai que diz: aah, imagina se eu vou me deixar levar por uma novelinha...
e no fim vc da de cara com a pessoa tentando ser aquilo que esta dentro da tv ¬¬'
NOSSA, TRÊS ESPIÃS DEMAIS VÉI *-* curto até hj :B
IHASHSAOHISHS
beeeijos

Rá =] disse...

Até que tem coisas boas e educativas tipo Globo Ecologia, mas essee tipo de programa passa no horário que ninguém assiste! Tipo 6:30 de um domingo! Parece que fazem de propósito só pra dizer que passam, mas não dão o braço a torcer e preferem passar coisas que dão mais audiência neste horário.
Quanto aos cabelos eu concordo plenamente!
Abaixo às chapinhas e a ditadura do cebelo liso!
Eu não abro mão dos cachos
shahsiahiu
Beijão

Sofia disse...

Oi, tudo bom?
adorei o teu texto. parabéns. passei pra avisa que postei um texto sobro o Porque da minha escrita (http://pirulito-no-palito.blogspot.com),dá a sua opinião, é importante pra mim. E outra coisa, se der entra na comu do blog no orkut, tem o link lá no blog.
obg,
Sofia

Jaciele disse...

arebaba o texto ta ótimo! rs. ainda adoro o bob esponja! e é verdade, somos vitimas todos os dias da midia, nao tem como fugir $:

Glau Ribeiro disse...

Pra mim a melhor frase foi a última! hahaha. É isso ai, Bê. =)

E te falar que eu adoooro desenho animado, mas os antigos, láá da minha época que nem passam mais. Na falta deles assisto discovery com minha sobrinha. hohoho.

E TV nem assisto muito não, mas adooooro um seriadinho.

maria h disse...

Realmente.
Eu adorava três espiãs demais e era ainda melhor BRINCAR de três espiãs demais com as coleguinhas.
A midia hoje em dia é quem dita o nosso modo de ser, conscientemente ou nao.
O blog tá lindo lindo.

cary. disse...

PARABÉNS, seu texto ficou muuuuito bom e realmente mereceu o segundo lugar do PostIt!, parabéns de novo!
E se me permite, eu só nao concordo com uma coisa: com a de que a midia nao influencia o estudo, como voce deu o exemplo da Malhaçao. E sabe por que eu nao concordo? Porque existem inumeros canais educativos, daqueles que explicam desdeem do mundo até como se faz um chiclete, mas nem assim as pessoas gostam de livros: afinal, em casa, eu gosto muito de ler e escrever, já minha irmã nao suporta um livro que tenha mais que vinte paginas e também não é muito fã das dissertações. E isso que nõs somos irmãs e assistimos quase as mesmas coisas...
POST MARA, PAAAAAAAARABÉEENS [3'

[http://colunadacary.zip.net]

Jeniffer Yara disse...

oii primeira passada no seu blog e já amei!!*-*

Sempre quepuder estarei aquii!!

Bjins....