29 dezembro 2015

Dicas de viagem para a praia (5 dias).

Amanhã irei para Arraial do Cabo e só volto ano que vem rs. Vou com o meu namorado e ficaremos com um casal de amigos dele (e uma neném linda!) na casa do avô do menino. E como sempre gostei de pesquisar coisas na internet, resolvi compartilhar com vocês alguns dos meus preparativos para viajar. Vai que ajuda alguém. :)

  • Primeiro: a passagem.

Eu, particularmente, quando tenho a opção de escolher entre ônibus ou avião, sempre prefiro ir de avião, porque acho que o custo-benefício vale mais a pena. E também porque dei uma traumatizada nas 9 horas que fiquei dentro do ônibus voltando de Vitória-ES para o Rio de Janeiro-RJ. Porém, como para Arraial não tenho escolha, fui em busca das passagens de ônibus.

  1. Descubra quais viações (empresas de ônibus) fazem o trajeto que você quer. No meu caso, escolhi a 1001.
  2. Em relação a passagens aéreas, eu sempre compro adiantado, pois o valor diminui bastante. As passagens de ônibus, porém, eu fui acompanhando e não vi uma mudança muito drástica nos valores. NO ENTANTO, se você pretende viajar em alta temporada, como carnaval, algum feriado, etc, é sempre bom comprar com um mês de antecedência, porque pode esgotar.
  3. Algumas viações aceitam pagamento no Bilhete Único. A 1001 é uma delas. Ligue para a empresa na qual você está interessado e se informe melhor.
  4. Pesquise nos sites de buscas de passagens de ônibus, como, por exemplo, o Guichê Virtual ou o Click Bus. Porém, ATENÇÃO AQUI, sempre confira no próprio site da viação se por lá não sai mais barato, já que os valores das taxas são diferentes. Por exemplo, quando vi a passagem Rio <> Arraial do Cabo no site do Click Bus, utilizei um cupom de desconto de 10% + 3% do valor da compra de volta por causa do Méliuz (Em um outro post  explico sobre como conseguir cupons de desconto e como funciona o dinheiro de volta através do Melliuz), totalizando 13% de desconto. Só que como eu teria que pagar as taxas do site, achei melhor comprar pela 1001 mesmo, pois sairia mais barato (mesmo a diferença sendo pouca).
  5. Se você tiver liberdade para escolher as datas (ida/volta) e os horários, opte pelos dias de semana (menos sexta-feira).

  • Segundo: a mala de viagem.

Antigamente eu era tão ansiosa (não que eu ainda não seja) que fazia questão de arrumar a mochila quase duas semana antes e queria levar tudo que visse pela frente, pois achava que poderia precisar. Ainda fico com medo de não levar algo e acabar precisando, mas, ultimamente, tenho tentado ser mais racional e me organizar melhor. Algumas dicas que podem facilitar são:

 Separe todos os documentos em um lugar de fácil acesso e seguro.
 Tente arranjar necessaire ou bolsinhas menores para guardar as coisas separadas na mala, como por exemplo, produtos de banho em um lugar, acessórios em outro, utilitários, etc. Fica mais fácil de encontrar.
 Para produtos como shampoo, condicionador, creme de cabelo e creme hidratante, opte por levá-los em potes menores do que o normal, assim ocupa menos espaço. Alguns produtos já vendem em tamanho menor, porém, se você não encontrar ou já tiver o tamanho normal em casa, há potinhos pequenos próprios para viagem (ou qualquer outro potinho pequeno serve). Lembre de etiquetar cada um para ficar mais fácil. Eu uma vez esqueci de etiquetar, e misturei tudo, foi um desespero.
 Existe pasta de dente e escova de dente menores, o que economiza espaço. Mas eu, particularmente, não gosto da escova pequena, e como uso aparelho, prefiro a grande. Mas a pasta de dente menor é ótima!


  • Terceiro: o que levar (vestuário)?

O essencial para se levar, depende muito do destino e da época da viagem. Eu quando vou escolher o que levar para vestir, levo em conta as atividades que, provavelmente, irei fazer no local. No caso dessa viagem para Arraial, irei ficar 5 dias e lá é praia, então separo as roupas pensando assim:

Dia 30/12 - vou chegar, vou passar o dia na praia, talvez saía a noite e depois vou dormir.
Dia 31/12 - praia, saída, dormir.
Dia 01/12 - praia, ano novo (roupa nova rs), dormir.
Dia 02/12 - praia, saída, dormir.
Dia 03/12 - vamos a la playa e voltarei para o Rio.

Além disso, algumas dicas boas para a escolha das roupas são:

 Como disse anteriormente, pense nas atividades que você pretende fazer nos dias em que estiver viajando.
 Procure saber como é o clima na época em que você estará por lá. Mas leve uma roupa diferente, caso seja necessário, pois pode haver alteração no clima. Por exemplo, está indo para lugar quente? Além das roupas adequadas para o calor, leve um casaco e uma calça.
 Opte sempre por roupas que possam ser usadas tanto de dia quanto de noite. E leve em conta peças que podem ser combinadas. Eu quando separo as roupas, penso logo no look inteiro, pois acho mais fácil.
 Imagina levar um sapato novo e ele começar a machucar os seus pés? Isso acaba com o meu dia! Então, indico que leve sapatos que você já usou e sabe que vão ficar ok. O básico para se levar, pelo menos pra mim, é um par de chinelos e um par de sapatos para passear. Mas, como citado anteriormente, se baseie pelas atividades que você pretende fazer.
 Há saquinhos feitos para guardar sapatos na bolsa, mas se você não encontrar (ou não quiser gastar dinheiro com isso), use sacola plástica, aquelas de mercado mesmo. Mas confira que esteja bem fechadinha.
 Falando em sacola plástica, leve uma para colocar a roupa suja e não misturar com o resto das roupas.

Eu sou a p a i x o n a d a em fazer listas, e sempre faço um checklist para me ajudar quando vou viajar. Indico que vocês façam também para auxiliar. Quem se interessar, pode clicar AQUI e ver a minha checklist da viagem de amanhã para Arraial. Fiz de uma forma que possa ser impressa e fácil de marcar. :)

Nenhum comentário: