16 maio 2016

Bruna Atacando - 1ª fase da Dukan.

    Sei que segunda-feira é o dia internacional da Dieta, mas como hoje é aniversário do meu namorado e vamos para um rodízio de comida japonesa, irei começar a Dukan amanhã, terça-feira. De qualquer forma, quem quiser me acompanhar, vou dividir aqui como pretendo fazer a minha fase Ataque.
    Entretanto, antes eu gostaria de explicar uma coisa: a primeira vez que eu fiz a Dukan em 2014, eu fui dos 90kg para os 73kg. Atualmente eu oscilo entre 83kg e 85kg. EU ENGORDEI DEPOIS DA DUKAN, SIM, MAS NÃO POR CULPA DA DIETA, E, SIM, POR MINHA CULPA! Me irrita que as pessoas não entendem isso! A Dukan é composta de 4 fases, e eu a larguei na segunda (a Cruzeiro), pois achei que já estava tudo ok e poderia manter o peso. Só que de lá para cá, mil coisas aconteceram: tive férias, viajei, comecei a namorar, fiquei com o tempo mais restrito, perdi 3 familiares, tive crises de ansiedade... Enfim, voltei a ser a surtada da comida (principalmente dos doces), e, infelizmente, engordei 12kg dos 17kg que eu havia perdido.
       Então, entendam que: a Dukan não faz milagres. Emagreceu, achou que já tá bom, e largou a dieta sem chegar na última fase? Pêêêê! Errado! Sigam até o final para não correrem o risco de se descontrolarem. Pois na última fase, a Dukan se transforma, praticamente, em uma reeducação alimentar.
    Se saber que eu engordei um pouco após a Dukan te desanimou, procure na internet que irá encontrar um monte de pessoas que fizeram e obtiveram sucesso até hoje mantendo o seu peso. É tudo questão de foco e prioridade!


No instagram a @dietadaka é um ótimo exemplo de foco ;)

    Agora vamos lá! Primeiro passo que eu acho interessante é você calcular o seu peso ideal e visualizar a curva de peso, que é uma data estimada que o site oficial da Dukan te dá para você atingir o seu objetivo. O meu ficou assim:
    
    Então farei a fase ataque - 1ª fase da Dukan, na qual você pode conferir detalhes na postagem anterior - durante 6 dias: do dia 17 de Maio ao dia 22 de Maio, iniciando a Cruzeiro na segunda que vem. Estou começando a dieta com 85 kg e tendo como peso final 70kg.
    Nos 3 primeiros dias na fase ataque:
  • É normal que você sinta (um pouco!) fraqueza ou dor de cabeça, pois seu corpo está se acostumando com a sua nova alimentação, assim como os alimentos que você não está ingerindo mais (como gorduras e açúcar). Por isso, coma de 3h em 3h, ou até de 2h em 2h, nessa primeira fase, pois a ideia é emagrecer e não passar mal, certo? rs Então não fique sem comer! Coma – os alimentos autorizados – até se sentir satisfeito.
  • Evite fazer exercício pesado esses dias, pois, como citado anteriormente, você pode estar mais fraco. Mesmo recomendando os 20 minutos diários de caminhada, se você não sentir que está ok para isso, faça menos, ou nem faça nessa primeira semana. Não se desespere, viu?
  • Se pese uma vez por semana, preferencialmente, de manhã em jejum e sem roupa. Se tiver que ser com roupa, tente usar sempre a mesma quando for se pesar. Ah, ideal ser sempre na mesma balança também!
  • Apesar do acompanhamento com a balança ser legal, foque mesmo nas medidas! Arranje uma fita métrica e se divirta marcando as suas medidas, depois compare. Nem sempre o peso na balança faz jus ao que você perdeu. Já as medidas não mentem :P
  • Tenham sempre comidas autorizadas com vocês, em um local de fácil acesso (eu tenho uma bolsinha térmica ), assim, quando você quiser comer, terá algo permitido na mão.
  • Talvez o seu intestino de uma travada ou diminua a frequência, já que você estará consumindo bastante proteína. Acrescente a sua dieta 1 colher de sopa de farelo de trigo por dia, além de beber no mínimo 2 litros de água por dia. Se ainda assim não for o suficiente, tome 1 colher de sopa de óleo mineral, de preferência quando estiver em casa, porque vai que... rs
  • Preste atenção na quantidade máxima que você pode consumir alguns alimentos, para que você divida certinho quando fizer alguma receita. Exemplo: um pão com 6 colheres de farelo de aveia, você só pode 1 e 1/2 na ataque, então divida o pão em 4 pedaços e o consuma em 4 dias.
  • Formas de silicone e panelas antiaderentes são uma ótima pedida, pois assim não há a necessidade de untar formas ou de colocar óleo ou manteiga nas panelas.

    Ok, seguindo... Antes de ir ao mercado, acho melhor fazer o cardápio, para que assim você saiba, realmente, o que precisa comprar – lembrando da lista disponível na postagem anterior com osalimentos permitidos na primeira fase. Incrivelmente, quase toda comida existe uma versão Dukan. As pessoas são bem criativas e conseguem inventar receitas adaptadas! Amo isso. Então, o que vocês quiserem comer, joguem no Google, por exemplo, estrogonofe dukan ou no instagram #estrogonofedukan que, geralmente, sempre tem uma receita disponível :P Abaixo alguns sites que oferecem receitas dukan. Mas preste sempre atenção nos ingredientes para ver se não tem nada fora do permitido na fase em que você estiver:


  • http://www.dietadukan.com.br/blog/category/receitas-dukan/
  • http://receitasdukan.blog.br/livro-de-receitas-dukan/ 
Outro local ótimo para encontrar receitas e tirar dúvidas também é o grupo no facebook Dukan Brasil.

    Eu como de 3h em 3h, e acordo 5h indo dormir as 23h, então realizo 6 refeições, entre pequenas (café da manhã/lanches) e grandes (almoço/janta). Ai uma dica legal é você preparar tudo em um dia só para a semana toda, assim não se cansa tendo que ir todo dia para a cozinha. E sempre que tiver fome já vai ter algo preparado, o impedindo de sair da dieta - ou "jacar" como muitas pessoas falam.

Minhas ideias para o cardápio dessa semana estão abaixo. Não esqueçam que apesar dos nomes, não são as receitas originais, ok? São receitas adaptadas para a Dukan. Usem a dica que dei ali em cima de pesquisar pelo nome + dukan:

Refeições pequenas:
  1. Bolo de iogurte (dukan)
  2. Café
  3. Café com leite
  4. Chá de hibisco
  5. Doce de leite (dukan)
  6. Enroladinho de presunto (magro) com ricota
  7. Frapê de café (dukan)
  8. Gelatina
  9. Mingau (dukan)
  10. Mousse de maracujá (dukan)
  11. Omelete
  12. Ovo cozido
  13. Panini (dukan) com presunto magro
  14. Pudim (dukan)
  15. Tapioca (dukan)

Refeições grandes:
  1. Quiche de frango (dukan)
  2. Panqueca (dukan)
  3. Torta salgada recheada (dukan)
  4. Empadinhas (dukan)
  5. Mexilhão
  6. Camarão
São só ideias. Ainda vou ver o que realmente irei fazer. De qualquer maneira, terminando esses 6 dias, eu atualizo essa postagem com o que eu consumi de verdade. :P
Bem, é isso, vejo vocês semana que vem? Sigamos juntos! E sem jacar!




Nenhum comentário: